terça-feira, 3 de maio de 2016

PEDIDOS DE INTERVENÇÃO


SOCORRO...S.O.S

AQUI DOENTE


"O pensador é antes de
tudo dinamite, um
aterrorizante explosivo
que põe em perigo o
mundo inteiro"




Nietzsche







Enquanto a Excelentíssima Senhora Doutora Presidente da Junta Médica de Incapacidades Distrital (Multiusos ou para efeitos fiscais) me deu de receita para a minha ansiedade por ver rectificada a minha reavaliação e assim poder dar rumo distinto à minha vida, ESPERAR, e crendo em altos e baixos, ora que seria assunto fácil, ora que havia maldade na loja, decidi que devia ocupar a minha espera, que nunca percebi até onde podia chegar, enviando pedidos de intervenção a Entidades Públicas e Privadas, dito de outro modo, pedindo socorro, e contando sem omissões o que se estava a passar

(Gostava de ter em mãos o conhecimento em termos de facto e de direito da amplitude e natureza jurídica da palavra "ESPERAR", e essa definição solicitei a Sua Excelência a Senhora Doutora Presidente das Juntas Médicas da Unidade de Saúde Pública de Portalegre, tendo mesmo referenciado se seria por dias, por meses, por anos, ou por toda a vida. Sua Digníssima é médica, deveria estar atenta aos estados de alma dos seus pacientes, conhece o que é ansiedade, depressão, mudanças de comportamentos, sofrimento em geral, mas nada disso tocou seu coração, e nunca me respondeu.)


De certo modo a ESPERA a que me condenou a Dígníssima Presidenta das Juntas Médicas de Reavaliação de Incapacidades do Distrito de Portalegre, Unidade de Saúde Pública de Portalegre, foi proveitosa em múltiplas direcções. Uma delas que me custa mencionar, numa mulher, enfim, é a falta de consideração, de respeito, de educação e a falta de humanismo. Espere, espere, espere, nada mais ouvi da sua boca depois de lhe ter entregue os abençoados Relatórios que me recomendou e de nada valeram. E se disser o contrário, direi que mente. Os cobardes mentem muito quando se sentem atrapalhados. Tanto que ficam descapotáveis, quer dizer, descobrem-se. Denunciam-se. Mas, dizia eu, enquanto fiz o que a Douta Senhora me mandou, e dada a abundância que tem a alcance da sua ordem, pude, com o passar dos dias, enviar cartas a entidades Públicas e Privadas. E, socorrendo-me de meios informáticos cheguei a trocar emails com Órgãos de Governo. Foi uma experiência muito rica. Fiquei mais conhecedor do funcionamento das Instituições, e nalguns casos tiveram por resposta mensagens tão interessantes que as irei comentar também em sede própria.

Creio que vai ser uma parte bem mais  interessante que este arrazoado de carpir mágoas e apresentar queixinhas. Aqui em Portalegre ainda reina um feudalismo atípico, que oscila entre os dólmens ou antas e menhir que encontramos pelos arredores e o gordinho D. João III, junto ao Tarro,  que em conluio com a Santa Inquisição deram conta de muitos milhares de corpos para assar em fogueiras. Aqui, nesta cidades de castas, de famílias, modernizada com partidos políticos e outros interesses tocar no poder instituído é pura perca de tempo.


Mas recordo a Excelentíssima Senhora Doutora Presidente das Juntas Médicas que numa outra Junta Médica de igual ou maior exigência, uma outra Junta Médica, também composta por três médicos, me aposentou por invalidez. Não me estou a queixar, nem a comparar a complexidade de cousas que desconheço, mas apenas a referir que tempo é o que mais tenho, sem saúde, mas disso não quer saber a senhora. E o tempo foi sempre meu amigo. Sabe Excelência o tempo sempre acaba por mostrar a verdade. Não sabia? Fique descansada, desta vez leve o tempo que durar - só a cadeia ou a morte já afirmei me tolhem o caminhar - e posso muito bem seguir o seu DOUTO CONSELHO ----------- ESPERE. E espero.




Sem comentários:

Enviar um comentário