quarta-feira, 18 de maio de 2016



GABINETE DO UTENTE


                                                                
"O pensador é antes de
tudo dinamite, um
aterrorizante explosivo
que põe em perigo o
mundo inteiro"

Nietzsche







  São atribuições do Gabinete do Cidadão:

1.     Informar os utentes dos seus direitos e deveres em relação aos Serviços de Saúde;
2.     Receber e tramitar de forma centralizada todas as reclamações, sugestões e elogios sobre o funcionamento e organização dos serviços ou o comportamento dos funcionários, independentemente do meio utilizado;
3.     Reduzir a escrito as exposições orais feitas nos termos da alínea anterior, quando os utentes não possam ou não saibam fazê-lo;
4.     Organizar e manter o sistema de sugestões e reclamações relativas às actividades hospitalares ou ao exercício profissional do pessoal, gerindo o GC de forma a proceder à análise e tratamento de indicadores;
5.     Elaborar propostas de melhoria, tendo em conta as sugestões e reclamações recebidas;
6.     Proceder à avaliação do grau de satisfação dos utentes;
7.     Sensibilizar os profissionais para a importância da qualidade dos Serviços de Saúde prestados ao utente;
8.     Recolher da imprensa regional ou local os recortes dos assuntos respeitantes ao respectivo serviço;
9.     Promover junto da população da respectiva área a divulgação da existência do próprio gabinete.


Curiosamente todas as tentativas para encontrar a candeia que há-de guiar-me no rumo certo e de modo a chegar ao apuramento das verdades e observar as consequências respectivas, além de mostrar a mim mesmo que sigo vivo, e teimoso, leva-me a abordar com outro rigor a realidade deste mundo em que vivemos e em conhecer os procedimentos, as entidades, suas funções e atribuições, no caso do cidadão se aventurar no mundo um pouco complexo da Reclamação. 


E com o conhecimento de metodologias e intenções percebemos as voltas intrincadas que um Processo que deveria ser simples leva até que, muitas semanas passadas deve ser comunicado ao cidadão um a decisão que mereceu o seu Processo.


Cumprindo a determinação - a palavra chave de todo o meu processo "ESPERE" - fiquei esperando. Um mês depois fui informado através de carta que o Gabinete do Cidadão do Aces de S. Mamede considerando não ter competência para avaliar e tratar o meu caso, inteligentemente, o remeteu para o Órgão Regional, no caso, o Gabinete do Utente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, em Évora.


Depois dessa informação não tive mais notícias da minha Reclamação. De todo o modo não posso deixar de manifestar o meu espanto como uma reclamação de uma Autoridade Distrital de Saúde baixa a um Gabinete do Cidadão vocacionado como o seu nome indica, ACES, Agrupamento de Centros de Saúde. Fico com a convicção, pode ser má língua, que logo no arremesso do procedimento se lança o mesmo para lugar de duvidosa competência, de que resultará, perca de tempo, envio para outro Órgão, provavelmente também incompetente, e o "ESPERE" de Sua Excelência mostra-se de facto o único sábio conselho no meio de toda esta trama.


Depois o nosso povo bem conhece, enquanto vai e vem folgam as costas.


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