sábado, 9 de julho de 2016

ÁGUA MOLE EM PEDRA DURA TANTO DÁ ATÉ QUE FURA


JÁ TEMOS UM PROCESSO

ENTIDADE EXTERNA ACTUA



Nunca desistir de lutar é fundamental para fazer valer um direito, para fazer andar um processo, para se ultrapassar as cumplicidades entre entidades e pessoas, enfim, para que se procure a razão, a verdade, e que se encontre quem venha se pronunciar sobre os assuntos em litígio, os comportamentos denunciados, os vícios reclamados. As pessoas têm que aprender a reclamar cada vez que pensam ter sido mal tratados por alguém da Administração Pública, seja gente simples ou dirigentes. É importante que os funcionários e dirigentes percebam que existe um Estado de Direito, que estão obrigados a cumprir a lei, que têm princípios que devem respeitar. A Administração Pública de acordo com o artigo 22 da nossa Constituição da República Portuguesa tem que se submeter à legalidade e responde civil e criminalmente por acções ou omissões que provoquem danos nos cidadãos. Não pode haver medo. O Estado não esconde papões nos seus Serviços nem aprova comportamentos sem ética e sem moral. Reclamar é um direito. Não se deixe pisar, reclame. E numa hora você percebe que alguém vai verificar o que aconteceu e decidir em conformidade. Lute. Só tem a ganhar. Não abra a mão dos seus direitos e não se deixe pisar ou ser maltratado. A lei existe precisamente para ordenar a sociedade e evitar atropelos e desmandos. Não pode mostrar medo. A razão e a verdade estão acima de interesses, de promiscuidades, de prepotências. O cidadão tem deveres mas também tem direitos. Lute por eles.

Foi pena que na cidade todos se tenham unido encobrindo o que aconteceu, não tomando qualquer iniciativa, sendo coniventes. Na hierarquia próxima ou entidades locais e regionais pautou-se o comportamento generalizado do silêncio, da falta ao direito de resposta, do autismo doentio e inocente de quem julga ainda que a verdade se pode esconder, que as pessoas se podem pisar, e que a lei é para os outros.

Vamos ver. O primeiro passo no sentido certo foi dado, e outros espero ocorram também. O país merece estar entre os que se destacam por no respeito das leis e dos cidadãos pautar o seu comportamento. A opressão, a tirania, o abuso de poder, a falta de respeito não devem ser toleradas e devem ser objecto de exemplares sanções. A bem da nosso democracia, de Portugal e dos portugueses.










Sem comentários:

Enviar um comentário