EM PORTUGAL AINDA SE CULTIVA
O VENERÁVEL MEDO
DO SENHOR DOUTOR
DIZ-SE MAL, O POVO FALA BAIXINHO E PELOS CORREDORES, QUE NÃO RESPEITAM OS DOENTES, QUE NÃO TÊM HORAS, QUE EM VEZ DE DAR CONSULTAS ESTÃO NA CONVERSA NO BAR, QUE ALGUNS QUE MATAM QUE SE FARTA DEVIAM ESTAR BANIDOS DA PROFISSÃO, QUE UNS VÃO PARA O CENTRO DE SAÚDE TRABALHAR VESTIDOS DE CAÇADOR COMO SE OS DOENTES FOSSEM CODORNIZES OU LEBRES, OUTROS ANDAM A BRINCAR COM OS COLEGAS COLOCANDO NOS SEUS GABINETES BANDEIRAS DE ENTIDADES DUVIDOSAS PARA DESESPERO ALHEIO, QUE UNS NÃO ESTÃO BEM DO JUÍZO MAS INEXPLICAVELMENTE CONTINUAM A TRABALHAR - DEVE SER OS TAIS QUE NÃO PASSAM NAS JUNTAS MÉDICAS (EXIGÊNCIAS) - OUTROS BEBEM NO SERVIÇO, OUTROS OLHAM OS SEIOS DAS DOENTES E LEVAM HORAS OBSERVANDO METICULOSAMENTE AS JOVENS E ADOLESCENTES E PARECEM O ALFA PENDULAR QUANDO OBSERVAM IDOSAS, AINDA HÁ OUTROS QUE RESPONDEM POR MORTES, POR COISAS ESTRANHAS, POR RECLAMAÇÕES, PROCESSOS, ENFIM SER MÉDICO É UMA AVENTURA À INDIANA JONES.
TUDO APURADO RARAMENTE - ESCAPAM OS CASOS EVIDENTES QUE SE NÃO CONSEGUEM ESCONDER - EXISTEM PROBLEMAS DE MAIOR PARA O ERRO MÉDICO, PARA AS PEQUENAS ATITUDES ESTRANHAS, PARA APARENTES FALTAS DE ZELO.
E SE OS DOENTES AMANHÃ PRECISAM DELES?
É A PRIMEIRA RAZÃO PARA NÃO DAR COM A BOCA NO TROMBONE?
E O PODER QUE ELES TÊM?
PRUDENTE SEGUNDA RAZÃO PARA SILENCIAR O INCONVENIENTE.
E AS QUEIXAS NO LIVRO AMARELO?
NÃO VALE DE NADA DIZ O POVO, E O NOSSO POVO TEM MOSTRADO MUITA SABEDORIA.
E AS LEIS, OS DEVERES, OS PRINCÍPIOS E A CONSTITUIÇÃO?
ISSO É PARA OS OUTROS.
ENQUANTO HOUVER CLASSES PROFISSIONAIS COM ESTATUTOS ESPECIAIS EM PORTUGAL NÃO EXISTE NEM ESTADO DE DIREITO NEM JUSTIÇA. EXISTE UM ESTADO COXO. DESIGUAL, E COM OS MÉTODOS DE UNS POUCOS DE SÉCULOS ATRÁS - FALTA DE CIVILIZAÇÃO E CULTURA - SEM FUTURO.
NA SUIÇA, NUM ELEVADOR DE UM HOSPITAL PÚBLICO VÃO UM MÉDICO, UM ENFERMEIRO, UM TÉCNICO DE SAÚDE, UM ADMINISTRATIVO E UM AUXILIAR. TÊM EM COMUM SEREM TODOS FUNCIONÁRIOS, TODOS CUMPREM OS SEUS DEVERES E HORÁRIOS, TODOS TÊM SALÁRIOS DIGNOS, E TODOS TÊM TRATAMENTOS IDÊNTICOS NO QUE É IDÊNTICO. NO MESMO ELEVADOR EM PORTUGAL, NUM CENTRO DE SAÚDE, NUM SÁBADO OU NUM DOMINGO, VAI O SENHOR DOUTOR, O ENFERMEIRO, O ANALISTA, O MANGA DE ALPACA E O FAZ TUDO. TODOS SÃO DIFERENTES. EM MATÉRIA SALARIAL SÓ RECEBE O MÉDICO. PORQUE SERÁ?
VIVEMOS EM DEMOCRACIA?
Sem comentários:
Enviar um comentário