segunda-feira, 21 de agosto de 2017

OS FANÁTICOS IRRACIONALMENTE ESTRAGAM A BOA CONVIVÊNCIA

























O fanatismo é a paixão descontrolada e pouco racional dos fanáticos, isto é, aquelas pessoas que defendem com garra e de forma desmedida as suas crenças ou opiniões..

O fanatismo constitui uma adesão incondicional a uma causa. Essa cegueira que causa a paixão leva os fanáticos a comportarem-se, em certas ocasiões, de forma violenta e irracional. Os fanáticos estão convencidos que possuem uma superioridade absurda que justifica tudo o que fazem (chegando aos crimes mais violentos), menosprezando as opiniões dos outros, ideias e fundamentos que se lhes oponham.

A falta de racionalidade pode apresentar estados limite de teimosia, violência e intolerância podendo, como muito acontece, nos diferentes tipo de situações em que se produzem, por fanatismo, alguns são capazes  de matar e destruir outras pessoas. O fanatismo chega ao poder político e de imediato os valores e princípios universais de igualdade, fraternidade, liberdade, solidariedade, dignidade, são ignorados e se implante um regime de terror

O fanatismo tem também sido associado à religião, onde as pessoas só acreditam nas suas crenças e podem mesmo, em situações que infelizmente são bem conhecidas, ser motivo de perseguição, castigo, terror e morte para quem não crê/acredita no mesmo que elas.

A psicologia afirma que o fanatismo surge a partir da necessidade de segurança que sentem as pessoas que são precisamente inseguras. Num mundo onde encontramos todo o tipo de desequilíbrios, mesmo entre muitos que indevidamente exercem poderes de autoridade não pode afirmar-se que alguém esteja a salvo. E existem milhentas formas de exercer a perseguição e a tirania, cometer ilegalidades e recorrer a verdadeiros crimes contra inocentes.Trata-se de uma espécie de compensação perante um sentimento de inferioridade.

O fanático verdadeiramente só encontra remédio para a fúria avassaladora
que tem dentro de si, quando se alimenta da
sua crueldade, da sua avidez por destruir, ou, quando no meio de actos desprovidos de qualquer razão perde a vida, chegando nesse ponto a morrer por causas superiores que justificaram os seus crimes.

Existem imensos fanáticos espalhados no mundo. Não pode existir nem paz, nem confiança, nem certezas. Onde menos se espera, por detrás de um sorriso piedoso pode estar um engenho de destruição.


Sem comentários:

Enviar um comentário