sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Do dever de denunciar, apurar, fiscalizar, decidir da administração pública


ISTO É O QUE DEVERIA SER

MAS EM PORTUGAL ANDA TUDO ÀS AVESSAS

A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA AGE PELA CALADA

ATACA OS DIREITOS E A DIGNIDADE DOS CIDADÃOS

E DEPOIS ENTRA NUM MARASMO DE SOMBRAS

UNS NADA FAZEM, OUTROS NADA CONHECEM,

UNS AJUDAM A ESCONDER, A CUMPLICIDADE É GERAL

E A IMPUNIDADE PARECE SER A PALAVRA MÁGICA

ESTE PAÍS É UM REGABOFE NAS MÃOS

DE GENTE QUE NÃO VALE NADA



























Todo cidadão tem o direito de denunciar as irregularidades que toma conhecimento, já o servidor público tem o dever de denunciar essas práticas, visando principalmente a moralidade e a eficiência da Administração Pública.

A Autoridade Administrativa ao tomar conhecimento desta irregularidade deve imediatamente apurar os fatos narrados, bem como fiscalizar as ações dos subordinados nessa apuração, dando vazão ao devido processo legal e o empenho em investigar, principalmente quanto a legalidade dos actos procedimentais.

A Administração Pública possuí meios adequados onde os cidadãos devem formular as suas reclamações e tomar as iniciativas que a lei prevê para conhecimentos dos factos, tomar medidas correctivas se for caso disso, apurar as responsabilidades e exercer o poder disciplinar, além de, nos termos da Constituição, havendo danos por actos ou omissões deve proceder de modo a reparar esses danos...

Além de apurar, deve a Administração emitir resposta quanto as solicitações ou reclamações na esfera de sua competência, principalmente demonstrando a forma com que essa administração age quando provocada em apurar irregularidades, em homenagem ao princípio da publicidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário