segunda-feira, 22 de agosto de 2016

A DIPLOMACIA PARECE TER ARGUMENTOS PARA RESOLVER CONFLITOS



A DIPLOMACIA ENTROU EM ACÇÃO


Hoje era de facto a data para encetar uma cruzada séria. meticulosa, bem preparada, que nem precisava ser muito pensada, bastava que seguisse as práticas que efectuei com o caso famigerado e quase ou mesmo criminoso de uma Junta Médica que foi uma farsa, e de comportamentos a seguir com sucessivas mentiras com o intuito de me enganar.

Era adaptar as cartas e fazê-las seguir rumo às entidades que podem, e devem, zelar pelo cumprimentos das normas, das leis e assegurar que a entidades onde o Estado tem parte ou o todo alinham de acordo com a moral, a ética e a lei.

Entretanto, historicamente nunca gosto muito de desferir ataques - até porque conheço os meus entusiasmos e excessos - sem antes tentar falar com quem detenho divergências, ou quem tem em mãos a solução do problema. E por isso liguei para a ULSNA, E.P.E.

Primeira indicação que me deram foi em sentido contrário à informação que me foi dada um mês atrás. Antes tudo estaria resolvido apenas faltariam uns documentos. Hoje já se esperava por uma decisão. Irritei-me e decidi que tinha de resolver o assunto hoje, custasse o que custasse tivesse de fazer o que fosse necessário.

Vesti-me e fui à ULSNA, E.P.E.. Primeiro que o assunto já há muito estava resolvido, depois que os documentos não apareciam, a seguir que a funcionária foi hoje de férias. Moral da história, mais uma vez um processo meu andava à deriva, ou encalhava em algum lugar. Mais uma vez se me afigurava que o funcionamento interno na Organização ou sofria graves deficiências, ou era algo que propositadamente sempre me calhava em rifa.

Entretanto falei com a Excelentíssima Presidente da ULSNA, E.P.E. que me ouviu e que se comprometeu a cuidar da situação. Como eu muitas vezes digo a falar as pessoas, querendo, se entendem, e deste modo se pode evitar tantos mal entendidos e tantos problemas.

Sempre me considerei um mau Diplomata - a minha vida sempre foi uma luta - mas procurei sempre primeiro falar e tentar evitar o conflito. Muitas vezes uma conversa franca resolve o que parece complexo. Só lastimo que tenha pedido audiência por duas vezes para tratar deste assunto e nunca ter tido resposta. Deveria haver mais diálogo entre quem dirige e os servidores da Organização. A Diplomacia no fundo é a arte de evitar confusões e desentendimentos, fazendo vencer a vontade de paz e de encontrar soluções para os problemas.

Pena que noutros problemas que muito têm feito sentir pesados e angustiosos reflexos na minha vida e muito dano me causaram, não tivesse existido a humildade de aceitar as propostas de buscar a paz, encontrar serenamente uma solução que satisfizesse as partes. Nessa história uma coisa que parecia tratar-se de uma brincadeira de mau gosto sem quaisquer reflexos na vida das pessoas, transformou-se num pesado imbróglio que nenhum dos interveninetes sabe nem imagina o que pode ainda acontecer. O caso já leva tempo demasiado e já envolve entidades fora do sistema a procurar decidir ou julgar a situação que me criaram.

Hoje impôs-se a Diplomacia. Fico feliz. Se Deus quiser a guerra será evitada, afastar-se-ão confusões e a entrada de terceiros para cuidar um problema que as duas partes podem harmoniosamente resolver. E brevemente, acredito, tudo estará solucionado.

Sem comentários:

Enviar um comentário