terça-feira, 28 de junho de 2016

TEMOS UM DUO MAGNÍFICO QUE JÁ RECEBEU A RECLAMAÇÃO II


GANHOU A CORAGEM

GANHOU A DETERMINAÇÃO

GANHOU A PROXIMIDADE

GANHARAM OS ADVERSÁRIOS

ASSIM É A JUSTIÇA


PRESIDENTE DA ULSNA


DELEGADA DISTRITAL DE SAÚDE


Recebi hoje na minha caixa postal os primeiros Avisos de Recepção - de entrega, das minhas Reclamações, segunda volta. Deus é grande. Os primeiros são justamente aqueles de quem eu apresento reclamação, de quem me sinto decepcionado, inconformado, pisado, humilhado, e muito mais. Fico contente Deus guia todo o Processo, os primeiros são aqueles que deveriam ter feito algo, pouco bastava, e nada acontecia, havia um erro e era corrigido. O processo era apenas uma argumentação, bom senso, inteligência e respeito. Juntando a tudo isso a verdade. Mas, estes campeões não quiseram dialogar, não quiseram ser associados a erros, nunca se enganam e raramente têm dúvidas, e preferiram o confronto, a guerra, o conflito, a luta entre o bem e o mal entre a justiça e a trapaça, a verdade e os enganos. O que podia ter sido resolvido com razoabilidade ficou, Deus terá suas razões, por resolver, para criar um caso, ou mais que um, para arranjar confusões e conflitos, para afastar a paz e trazer a loucura da violência. Foram pois os infractores, tecnicamente os primeiros a receberem as reclamações. Duas. Amanhã virão e vai levar muitos dias em que chegam mais recibos. E eu junto tudo, guardo todos, assim sei quem me recebeu e quando o fez, e sei se me responde ou não. é interessante. Entidades que tínhamos por sérias mais parecem hoje que um lugar de concentração de interesses, competências ou incompetências e aparentes poderes. É triste mas cada povo, cada cidade, tem o destino que merece. Portalegre é uma cidade infeliz onde uma minoria sem qualidade, sem ambições, sem futuro cuida de manter tudo como estava, ou piorando com o andar dos anos. Qualquer estudioso tem nesta capital de distrito a revelação inequívoca da mudança para pior. Para melhor só algumas famílias que mantêm a primazia e apanham os lugares e aparentemente dominam - mas apenas permanecem - as castas que devem vir do tempo do D. Sebastião, e um ou outro que come da manjedoura à custa do marido, do pai, da Igreja, do Bispo, do Partido, do compadre, do amigo ou de uma troca de favores que se não pode negligenciar. Todo o resto é o movimento dos que fogem a uma vida sem futuro atrás de meia dúzia de esclarecidos de botica, e vão e não voltam, são os mais capazes, e os que voltam, incapazes fora e com uma cunha por aqui se governam, quanto mais não for à custa dos pais.
Fiquei feliz. Os primeiros podem ser mesmo os primeiros. Será que entendem que eu estarei sempre pronto a um diálogo? Mas já não o peço. E me encontro dividido - é natural sou humano - em ver um fim em tudo, dando se necessário algo de mim, se devo esperar, torcer, orar, reclamar, por justiça, justiça a doer, que castigue, que doa, que tenha danos. Há pessoas que rastejam pelos ares, são as serpentes engalanadas. E enganadas. Julgam estar onde nunca estiveram. E o povo sabe. O povo comenta. É contada de outro jeito a história do "rei vai nu". Bem vindos, vêm a tempo de reflectir, baralhar e dar cartas. Ou de esperar e ter de jogar um jogo que nada indica possam vencer. Nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário