sexta-feira, 10 de junho de 2016

DIA DE PORTUGAL, DE CAMÕES E DAS COMUNIDADES










10 de Junho de 2016 - Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. As celebrações este ano vão decorrer em Paris. Penso que será a primeira vez que este dia histórico é celebrado fora do território pátrio. Mas justifica-se a celebração em Paris, para todos os efeitos existe uma razão com um peso brutal, Paris é a segunda cidade do mundo onde existem mais portugueses.

O Presidente da República, o Primeiro Ministro e outras Altas Individualidades nacionais às quais se Junta o Exmo. Presidente da República Francesa, participarão numa série de cerimónias.

Por curiosidade, o Dia de Portugal coincide com a Inauguração do campeonato Europeu de Futebol,a decorrer também em Paris.

Tendo em conta os acontecimentos terroristas na capital francesa e as ameaças que estes eventos representam será uma França em alerta máximo. Vamos esperar que nada venha perturbar o Nosso Dia de Portugal que corajosamente o Presidente da república decidiu celebrar junto da imensa comunidade luso descendente que reside em Paris e arredores, nem venha manchar os dias de campeonato europeu de futebol. A equipa portuguesa vai participar nesse Campeonato e são a esperança de muitos milhões de portugueses. A jogar em França nunca se vai poder dizer que os portugueses jogam sem o apoio de público, pois muitos portugueses residentes em França não deixarão de apoiar a nossa Selecção.

Que o Dia de Portugal seja um grande dia. Não posso, já que este blogue é uma arma de pensamento e de luta deixar no entanto de frisar que todos os dias são bons para se reflectir o país que temos e como ele vai de saúde. Temos de respeitar uma história que já teve impacto mundial, e que ultrapassou os 800 anos, sendo, deste modo, Portugal um dos países mais antigos considerando o seu território geográfico, que tem o mesmo espaço e área desde D. Afonso III, com a conquista aos mouros do Algarve.

Passada a monarquia, veio a República e depois de muitos sobressaltos pode dizer-se que entramos em nova etapa na vida da nossa Pátria em 25 de Abril de 1974 com a instauração de um regime democrático, constitucional, e parlamentar. Muito foi mudando no nosso país mas ainda há muito por fazer. Velhos vícios do antigo regime mantêm-se, sobretudo longe dos centros de decisão máxima, o famoso "favor" ou o "amigo" não deixaram de manter a antiga prática de acções imorais. O desrespeito e até desprezo à lei dá lugar ao oportunismo, à prepotência e o imperativo do mais forte e do mais esperto. O resultado disso é a desmoralização da ideia de justiça e comportamentos desonestos.

Que o Presidente da República não deixe de tocar nos seus discursos na ideia de moralizar o Estado, e chamar a sociedade civil e os cidadãos a participar mais activamente na vida do país. Que fenómenos como a corrupção, e a falta de ética política e na Administração Pública sejam erradicados. Que a Constituição e a Lei sejam respeitadas, o Estado de Direito se imponha, e o país encontre de uma vez por todas o caminho em harmonia, com concertação das várias entidades e instituições públicas e privadas no rumo certo face ao desenvolvimento e melhores condições de vida do povo português.

Viva o Dia de Portugal. Viva o 10 de Junho. Viva o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.


Sem comentários:

Enviar um comentário