sábado, 18 de novembro de 2017

PROMOVER A QUALIDADE E PREVENIR A FRAUDE. A USP PRECISA SER INSPECIONADA. URGENTE






Pessoalmente acho que os ventos de mudança são óbvios, claramente. O padrinho e aquele que obstaculizava que se fizessde um estudo sério sobre a minha Junta Médica fraudulenta, o senhor Francisco George, retirou-se. Ele andava a barrar os caminhos  da Justiça e escusava-se a responder aos pedidos de informações que lhe faziam. Pois bem, o tempo dele acabou. Ele foi um excêntrico milionário, cheio de paixões, e com amigos poderosos que fazia tudo o que lhe dava na real gana, ou não fazia nada. Fez-se luz. Os dias têm mais sol. E os médicos cá da cidadela, os doutores da Unidade de Saúde Pública de Portalegre que me fizeram a malabarista acrobacia parecidada a uma coisa qualquer que não é tecnicamente definível, vão ficar em maus lençóis.

A nova Directora Geral tem outro conceito de missão. Lutou para chegar ao lugar que é temporariamente seu, e que não havendo aqueles tão costumeiros golpes falcatruentos tão bizarros como naturais na nossa espantosa democracia, será dela o lugar definitivo. Deus o permita.

A pobre senhora, - até nisso parece que todos os ... têm sorte, mal entrou apanhou com o delicado e ingrato caso da legionella do S. Francisco Xavier. Começou mal, o caso ultrapassou em muito o que seria de se prever, e só uma inspeção ordenada ministerialmente é que nos poderá dar dados seguros sobre esse triste e delicado caso. Mas a Senhora Doutora Graça Freitas se entrou com o pé trocado cedo colocou o seu perfil de pessoa da ciência, e não político de conversa fiada e o caso, apesar das vítimas, sempre a lamentar, estará em vias de ser ultrapassado.

Mas não será fácil o trabalho da Senhora Directora Geral de Saúde. Há muita neblina, muita coisa por descobrir e conhecer-se. A Saúde Pública está um caos absoluto. Estou seguro que é no sector da Saúde que se conhecerão as próximas catástrofes que assolam sobre o povo português e sobretudo sobre os doentes. Na Saúde tem havido um campo aberto, insindicável onde todas as tropelias são feitas. O povo cala com medo. Os outros profissionais não querem ser envolvidos em casos em que os médicos fazem de tudo, e apenas vêem à luz excepções, onde se percebe a corrpção, a negligência, o desrespeito pelos doentes e a impunidade generalizada no sector.

Acredito piamente que estão reunidas as condições para ser feita a inspeção que há alguns anos reclamo à Unidade de Saúde Públida de Portalegre. Há para ali coisas esquisitas. estranhas. que não parecem garantir nada de bom. As autoridades estão unidades independentemente de interesses e ideologias, amizades e lutas internas pelo poder. Fecham-se, pretendem no meio do temporal que semearam manter-se herméticas ao que possa transpirar para fora. Mas esse tempo é ilusório. 

Com o padrinho fora, a arrogância e os dilates inconsequentes de gente habituada a tiranizar sem dar contas, vão ter que prestá-las.

Quero ver quem as vai salvar. A Delegada de Saúde de Portalegre nem quero falar dela, a cidade conhece-a, sempre acompanhada pelo seu diligente, motorista, adjunta, substituta... não se entende bem. Ela é a fonte do mal e a mais sequiosa de poder. Dizem mesmo que é ela quem manda. E sob um sorriso angelical, eu o conheci, aprendeu com Judas, também me sorria e dava dois beijinhos, quando eu sabia e muita gente do seu ódio de morte por mim. E quando pode arruinou-me a vida. Ela é a mãe do mal na Unidade de Saúde de Portalegre. Ela dará as pistas mais esclarecedoras para encontrarmos a luz. Para percebermos o que oculta ao ponto de por uma funcionária tocar numa dada pasta de processos - o que é absolutamente normal, existe até o dever de sigilo - só não põs no olho da rua a pobre desgraçada pois não conseguiu. E o que ela já fez a outros e eu vi. Meu Deus. A pobre Presidente das Juntas Médicas deve andar feita num fanico. É chefe mas a outra é que manda. É chefe tinha fama de ser boazinha mas agora mostra-se igual à sua chefe efectiva. Duas no poder maléfico, cuidem-se os doentes. E os médicos homens andam a trás, como normalmente andam. Pouca cabeça. Inteligência curta. E toca a fazer o que agrada às senhoras, Afinal é por educação.

Vamos ver. Tudo mudou. Eu bem avisei que Novembro era o mês da mudança. Desde Tribunais e o que mais virá por aí.

Mas o povo merece uma Unidade de Saúde Pública de gente, que até pode ser menos experiemte, menos sábia, menos sabida, mas mais séria. Deve haver diálogo entre nós. Comigo nunca quiseram falar. Optaram por mentir. Os cobardes são assim, mentem, fogem e faltam e têm medo da verdade.

Já os desafiei para um debate. Ouço vozes espalahadas pela cidade a dizer que eui não tenho razão. Estranho, até agora nenhum dos trapalhões que se meteu no meu processo, mesmo aqueles que toda a gente percebe tentaram ajudar os médicos trapalhões, não ouve um único que escrevesse num papel porque os médicos têm razão. Eu dizer os médicos têm razão, mesmo que fosse para fazer um acto de mea culpa, não chegarioa bem entendido eu escrever, meus amigos eu andei enganado anos, os médicos são boas pessoas, sérias. competenytes e têm razão, a junta deles deve ir para o guiness que é um modelo de perfeiçao. Quem ia acreditar nas minhas palavras? Ninguém, obviamente. Nem os médicos que iam pensar agora é que ele pifou de vez. 

Mas se fosse verdade e eu quisesse aclarar as coisas como deveria ser o meu dever, eu diria eu errei, os médicos que me fizeram a Junta Médica afinal, e contra o que eu fui induzido a pensar têm razão. E têm razão por este motivo, este, aquele, e mais aquele. Isto é, eu teria que justificar ou dundamentar.

Os médicos, os seus amigos parecem idiotas profundos a enviar mensagens para malucos. Os médicos não têm má fe´! Perfeito... mas não explicam. Ouvidos os médicos (que queriam) e vistos os relatórios a Junta Médica é legal (mas não explicam quem viu o relatório, porque chegaram a essas conclusões, porque eles estiveram bem, não dizem nada. Obviamente, não se pode defender o indefensável.

Estes médicos foram uns poltrões, fizeram asneira da grossa e agora estão à espera que a classe, os amigos, tantos que porventura têm no cadastro coisas manhosas, enfim, que os defendam.

Eu, ando bué divertido. Novembro é novembro eu bem dizia.

Quanto à Excelentísssima Delegada de Sa´+ude de portalegre que é o flagelo de tanta gente volto a desafiá-la, ponha-me em tribunal. Ela liquidou a minha vida, criou-me a primeira doença, e não satisfeita anos depois ainda fez tyudo para me destruir. Ataque nos locais prórios. Eu não a temo. Eu na justiça esmago-a. Ela nunca vai ser chefe de nada. Ela nem devia continuar a trabalhar. Acho que nada desconectada há muitos anos. Deve cuidar-se e tratar-se exatamente no mesmo lugar onde foram outros que protegeu. Cuide-se. Os outros? Coitados, são uns pobres diabos. Mas, seria bom para a cidade e para o povo pedirem a aposentação. Ninguém tem nem ideia quanto mal terão feito e quanta gente desgraçaram. Quem desgraça um, só por raiva, terá milhões de motivos para agor por emoções. Dar a quem não merece, tirar a quem deve. Tudo será descoberto.

Viva Novembro.

Sem comentários:

Enviar um comentário