quinta-feira, 23 de novembro de 2017

O NATAL É UM ATENTADO AO AMOR QUE NA REALIDADE MUITOS NÃO CONHECEM E NEM PODEM DAR




NÃO SERÁ UMA ATROCIDADE VENDER O NATAL PARA DESCANSO DE MUITAS CONSCIÊNCIAS, A QUEM OLHAR O PASSADO E PERCEBER QUE FOI DESPREZADO, MARGINALIZADO, PERSEGUIDO, PASSOU FOME, FOI INDESEJADO, A QUEM NADA VALE NO PRESENTE SENDO APENAS MAIS UM NA LISTA DOS DISPENSÁVEIS QUE PERTURBA O EQUILÍBRIO MARAVILHOSO DE SOCIEDADES DESUMANAS, DE PODERES INSENSÍVEIS, DE INJUSTIÇAS E DE JOGUETES ABSURDOS DE PODERES MAQUIAVÉLICOS ACIMA DA MORAL E DAS LEIS, PARA OS QUE ESTÃO CONDENADOS A UM FUTURO INEXISTENTE OU INDIGNO?

É UMA HIPOCRISIA FALAR EM NATAL. 

NATAL DEVERIA SER A EXPRESSÃO MÁXIMA DO AMOR, DA TOLERÂNCIA, DO PERDÃO, DO OLHAR O PRÓXIMO E VER NELE UM IRMÃO E NÁO UM SER MAIS FRACO A QUEM TUDO SERVE PARA APEQUENAR, DESTRUIR; SONHOS E DESEJOS, ESPERANÇAS E IDEIAS, E SUBJUGÁ-LO A TIRANIAS QUE O MUNDO DE HOJE MANIFESTA EM QUALQUER LUGAR, DE QUALQUER MODO E A TODO TEMPO.

RECORDO UM ANTIGO CARTAZ REVOLUCIONÁRIO EM QUE UMA CRIANÇA TOCANDO UM  TAMBOR, QUESTIONAVA; "QUE NATAL? O MEU PAI TRABALHA E NÃO RECEBE SALÁRIO". 

QUE NATAL PODEMOS GARANTIR QUANDO DESRESPEITAMOS OS DIREITOS MAIS BASILARES DOS MAIS FRACOS, QUANDO ATACAMOS E TENTANTAMOS DESTRUIR OS QUE OUSAM PENSAR DIFERENTE DE NÓS, QUANDO USAMOS OS PODERES QUE DEVERIAM SERVIR PARA CAUSAS NOBRES E DE BOA HARMONIA SOCIAL PARA ESPALHAR TERROR, DESIGUALDADE, E MEDO?

O  NATAL DEVERIA SER TODOS OS DIAS. DEVERIA SER UMA CHAMA SOLIDÁRIA A QUE CORRESPONDERIA UMA LUZ BRILHANTE QUE PELO MUNDO FORA FOSSE IMPLANTANDO VIDAS SEM FOME, SEM POBREZA, GENTE SÃ OU DOENTES COM EFICAZES CUIDADOS DE SAÚDE, ONDE AS DESIGUALDADES NA QUALIDADE DE VIDA NÃO ESTIVESSEM CONDICIONADAS NEM A ZONAS GEOGRÁFICAS, NEM A ETNIAS OU RELIGIÕES, NEM A RAÇAS, NEM A IDEOLOGIAS. 

FALAR EM NATAL QUANDO O HOMEM IRRESPONSAVELMENTE DESTRÓI A TERRA, É O MAIOR PREDADOR ANIMAL EXISTENTE, É UM SER COMPLETAMENTE LIBERTINO DE PRINCÍPIOS E VALORES. 

FALAR EM NATAL QUANDO EXISTE ESCRAVATURA SUBTILMENTE PERCEPCIONADAS E A COBERTO DE IDEIAS DE DEMOCRACIA, QUANDO AS PESSOAS NÃO SÃO IGUAIS PERANTE O DIREITO, A JUSTIÇA É POUCO MAIS QUE UM FAZ DE CONTA E OS HOMENS CONTINUAM A DESPERDIÇAR GASTOS ASTRONÓMICOS A FOMENTAR GUERRAS E VIOLÊNCIAS POR IMENSAS PARTIDAS DA TERRA

FALAR DE NATAL É UMA HERESIA. UMA ENCENAÇÃO VAIDOSA , OCA, ENGANOSA  QUE SE TORNA COMO UM BANHO DE ALQUIMIA INEFICAZ QUE APAGARIA O QUE DE MAL FAZEMOS E VAMOS CONTINUANDO A FAZER,

DE MAL A PIOR HÁ QUE VENDER BOLOS REIS, ÁRVORES DE NATAL, PRESÉPIOS, PROMOVER JANTARES SOLIDÁRIOS E IR CONFRATERNIZAR COM OS DESGRAÇADOS QUE DURANTE PRATICAMENTE TODO O ANO TIVERAM A NOSSA INDIFERENÇA E A QUEM MUITAS VEZES FAZEMOS DANOSO E ATACÁMOS. 

A CÂMARA DE TELEVISÃO QUE MOSTRA ÀS MQUATRO PARTIDAS DO MUNDO TANTO AMOR E SOLIDARIEDADE VAI SEGURAMENTE DESCANSAR OS ESPÍRITOS E LAVAR PECADOS.  DEPOIS BASTA ESPERAR PELO PRÓXIMO NATAL. HÁ SÉCULOS É ASSIM. A ESPERANÇA, O PODER, E A MORAL INSTITUÍDOS ASSIM ESTABELECERAM.

COMO PASSARÃO A NOITE DE NATAL OS QUE FORANM BANIDOS, OS QUE SE QUEREM DESTRUIR, E AQUELES QUE SENTEM QUE PROVAVELMENTE ESTE SERÁ O SEU ÚLTIMO NATAL?

COMO DÓI ESTAR DILACERADO NA ALMA, SEM SONHOS DE FUTURO E SEM VIDA, E AO MESMO TEMPO SE PERCEBE QUE LÁ FORA SE CANTAM CANÇÕES DE NATAL, SE DÁ UMAS MIGALHAS AOS MAIS POBRES, E SE FABRICA UMA ENCENAÇÃO GIGANTESCA EM QUE DE REPENTE OS ÓDIOS, OS RESSENTIMENTOS, OS RANCORES SE TRANSVESTIRAM DE UM AMOR QUE É A AGONIA DA ESPÉCIE HUMANA E A PROCISSÃO DE ENGANOS COLORIDOS PARA NÓS MESMOS E PARA A TERRA QUE SERÁ A SEPULTURA QUE ESTAMOS A CONSTRUIR IRRESPONSAVELMENTE.

NATAL DE QUEM? PARA QUÊ?A QUEM SERVE O NATAL? SE É PARA LAVAR AS CONCIÊNCIAS E FAZER TEATRO RESPEITEM OS QUE SOFREM, OS ABANDONADOS, OS MARGINAIS, OS QUE OUSARAM GRITAR "NÃO". RESPEITEM-NOS. ELES SABEM O QUE É O NATAL. SONHAM COM ELE NA LAMA E NO CORAÇÃO. ALI O NATAL PERSISTE ATÉ AO ÚLTIMO MOMENTO E TODOS OS DIAS. NÃO BRINQUEM AOS NATAIS. A CARIDADE JÁ TEVE O SEU TEMPO. RESPEITEM O AMOR, RESPEITEM A MEMÓRIA DE CRISTO, RESPEITEM OS OUTROS.

ISSO JÁ PERMITIRÁ QUE MUITOS SINTAM NOS SEUS SILÊNCIOS A MARAVILHOSA ALEGRIA DE AMAR, DE SENTIR, DE VIVER, E DE PARTIR. DEIXEM AS PESSOAS TEREM DIREITO AO SEU NATAL.




Sem comentários:

Enviar um comentário