sexta-feira, 4 de novembro de 2016

A IMPUNIDADE É SEGURA, QUANDO A CUMPLICIDADE É GERAL (Marquês de Maricá)


A CRIMINALIDADE
SEMPRE SERÁ PROPORCIONAL
À IMPUNIDADE

Nenhum cidadão pode conceber que dez meses depois de formular uma queixa ou reclamação no famoso Livro Amarelo nada tenha acontecido.

Os que cometeram o acto, que creio ilícito, e creio estarão sujeitos a responder civil e criminalmente pelo seu fraudulento acto, com dolo, isto é, com o propósito de provocar um prejuízo que conheciam, continuam tranquilamente exercendo as suas funções como se nada tivesse ocorrido.

A hierarquias, ou as várias hierarquias, de um modo geral esqueceram o direito de resposta e o direito à Informação e nunca me responderam. Não accionaram quaisquer meios de inspecção ou disciplinares, não tive conhecimento de nenhum Inquérito, ou a Suspensão dos que cometeram ilicitude.

Pode afirmar-se sem receio de incorrer em falácias que estamos perante um caso mais que claro de uma cumplicidade que envolve demasiadas pessoas, de vários níveis, e tudo se joga nesse tabuleiro, procurando deste modo, entre todos e em conluio, manter a famigerada impunidade.

Impunidade essa que impede que a justiça se faça, que deixa tranquilos os faltosos que deste modo podem tranquilamente faltar à legalidade quando entenderem, e nunca responder pelos prejuízos e danos que nos seus actos públicos provocam nos cidadãos.

Infelizmente um Estado em que a impunidade está prosperando assim, e a cumplicidade é coroada de êxitos, e não existem nem penas, nem castigos, nem justiça, é um Estado sem Direito, que parece viver numa democracia anquilosada, onde reina o poder do mais forte, e só quem detêm poder tem legitimidade de procurar que a justiça não se fique numa miragem de uns poucos.

É muito triste, três ou quatro médicos mais os amigos, os compadres, os do partido, os correlegionários, as hierarquias, sempre levam a melhor sobre a lei, sobre a razão, sobre a justiça, e tinha razão a sua chefe de fila quando feliz e confiante me disse: espere, tem de esperar. E com a mesma confiança e serenidade me disse; "reclame". 

Não há um pingo de vergonha. Não há nada. Tudo se mexe no lodo, na escuridão, no mau cheiro.



O ESQUECIMENTO
Wesley E. Hayas
O esquecimento é o adubo que nutre a impunidade.



MATRIZ E GERATRIZ
Leon Frejda Szklarowsky
A impunidade é a matriz e a geratriz de novos e insensatos acontecimentos e o desmoronamento do que ainda resta de bom na alma humana.



FICA IMPUNE
Lucano
Qualquer falta cometida por muitos fica impune.



ESPERANÇA DE IMPUNIDADE
Cesare Beccaria

Um dos maiores travões aos delitos não é a crueldade das penas, mas a sua infalibilidade (...) A certeza de um castigo, mesmo moderado, causará sempre impressão mais intensa que o temor de outro mais severo, aliado à esperança de impunidade.



O QUE ME DEIXA INDIGNADO É...
Silvio de Abreu
Não tenha medo, cautela, sim. Não tenha pressa, tenha tenacidade. Não tenha prepotência, mas consciência do seu valor. O que me deixa indignado é a impunidade, falta de caráter, manipulação da opinião pública, injustiça, puxa-saquismo, nepotismo, miséria, ignorância, estupidez, mentira.



O MAIOR ESTÍMULO
Cícero
O maior estímulo para cometer faltas é a esperança de impunidade.



CÂNCER DA SOCIEDADE
Ivan Teorilang
Este câncer da sociedade, a impunidade, esta mais propenso ao crescimento do que à extinção, ainda levando com ela os resquícios virtuosos da alma.



ACABAR COM A IMPUNIDADE
José Alencar

Queremos acabar com a impunidade, por isso devemos encorajar as instituições que combatem o crime dentro da lei.



FAZER COM IMPUNIDADE
Sigmund Freud
Há numerosos indivíduos civilizados que recuariam aterrados perante a ideia do assassínio ou do incesto, mas que não desdenham satisfazer a sua cupidez, a sua agressividade, as suas cobiças sexuais, que não hesitam em prejudicar os seus semelhantes por meio da mentira, do engano, da calúnia, contanto que o possam fazer com impunidade.


PRÁTICA DA INJUSTIÇA
Ivan Teorilang
A prática da injustiça acobertada pela impunidade, é tão nefasta que destrói aquele alento do fundo da alma, para o trabalho honesto, o exercício do bem, promovendo...



PROBLEMA FUNDAMENTAL
Mário Covas

O problema fundamental é a impunidade, que criou um tipo de cultura.



Sem comentários:

Enviar um comentário