sábado, 30 de abril de 2016

HÁ QUE ADMITIR NOSSOS ERROS - MEA CULPA

"O pensador é antes de
tudo dinamite, um
aterrorizante explosivo
que põe em perigo o
mundo inteiro"


Nietzsche



PARECE QUE TODOS NOS ENGANÁMOS... - felizmente que o erro além de ser absolutamente característico do ser humano, que é imperfeito, filho de Deus, é também muitas vezes, algo de muito precioso. Como nos pode garantir a epistemologia (ou a história da ciência). Quantas vezes não errou o cientista que apelidamos de ser genial antes da descoberta que o vai catapultar para junto daqueles que a lei da morte liberta. E permanecem.

Não há que ter vergonha de errar, nem de assumir o nosso erro, apenas haverá que responder por ele, corrigindo-o se esse facto de per si resolve a situação, respondendo por ele se acaso provocou danos em outrem.

Eu, após me aposentar por invalidez, tive de encontrar um título qualquer que agitasse, ou ironizasse, ou provocasse, qualquer coisa, ser só aposentado parece não ser quase nada, mas exisatem aposentados que são muito, que têm intervenção social, solidária, científica, literária, nas artes e até na aprendizagem (hoje proliferam as Universidades Séniores).

Escolhi o meu título - eu levo o tempo com pensamentos se entre-cruzando, da direita para a esquerda, e ao invés, e de baixo para cima em descontrolada vantagem aos de cima para baixo, que são mais penosos. Penso mal e penso bem, baralho e volto a dar, misturo tudo e sai salada russa, e nem me apercebo se tudo o que entra nesta caixa de descontroladas fantasias, acaba por sair. Ou se algo fica, e se envolve qcom o que entra em seguida, de tal maneira que nunca o espaço dedicado à paz fica liberto.

Sou um PENSADOR. Não vejo nem mentira, veleidade, nem pretenciosismo no meu título não académico. É o que faço, e faço à minha maneira, livremente e de modo vivo, permanente, teimoso. Penso e, naturalmente meus pensamentos, que destino a mim próprio, deixando aos outros essa faculdade de pensar, não possuem uma qualidade que justifique o reconhecimento da minha actividade. Se pensasse bem podia virar filósofo. Imaginem-me em equipa de bola tendo por companheiros pensadores como Sartre, Hulme, Nietzsche, Montesquieu, Locke, Kant, Platão, Feuebarch, Hegel,eu,e faltando um na baliza, ali íamos colocar Santo Agostinho. Pensado bem, com esta equipa, - o nosso Cristiano Ronaldo, que também pensa, vinha tomar o meu lugar que sou um coxo,  - a mente dava uma cabazada no Bayern de Munique, ou no Barcelona, ou em qualquer outra equipa.

E tudo isto para dizer que nos enganamos, para dizer que basta fazer, basta não estar estático, e a todo o tempo o melhor, comete um deslize, uma distracção,  um erro. Há erros que metem golos, há erros que fazem luz. E quando não faz golo nem faz luz, há sempre a hipótese de humana e humidamente aceitar que errámos e corrigir. Agora só nos resta acalmar, reforçar o comprimidinho SOS e esperar. Tudo se resolve.


Sem comentários:

Enviar um comentário