O diretor-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, alertou hoje que a pandemia de covid-19 está a acelerar e que o mundo está agora "numa fase muito perigosa".
Na quinta-feira,18 de Junho, foram comunicados à OMS mais 150.000 novos casos de infeção por covid-19, o valor mais elevado até agora.
Desse total "praticamente dois terços" tiveram origem no continente americano, com muitos casos também no sul da Ásia e no Médio Oriente, explicou.
"O mundo está numa nova fase muito perigosa. Muitas pessoas estão muito cansadas de ficar em casa, os países querem reabrir as suas sociedades e economias, mas o vírus continua a ser transmitido de forma rápida, continua mortal, e as pessoas continuam expostas", alertou Tedros Adhanom Ghebreyesus.
O diretor-geral da OMS pediu às pessoas e aos países para que continuem vigilantes e pediu que se mantenham os princípios básicos do distanciamento físico, de se ficar em casa se houver suspeitas de doença, de se cobrir a boca e o nariz em caso de tosse ou espirro, de se usar máscara quando for necessário e de se higienizar as mãos.
"Continuamos a pedir a todos países que se centrem nas medidas básicas, encontrar, isolar, testar e tratar os casos. E fazer o rastreamento de todos os contactos", acrescentou.
Sem comentários:
Enviar um comentário