Num mundo perfeito - onde tudo funciona tendo em conta o homem e a concretização de suas ideias de felicidade - a ciência e a técnica vão desenvolver-se no pressuposto único de proporcionar melhor vida aos seres humanos.
Muitas profissões vão deixar de ter sentido e o próprio trabalho como um conceito de actividade com uma determinada carga de penosidade deve desaparecer.
A educação será a preparação aprofundada da vida social e vai depender basicamente de uma formação básica a que todos os indivíduos são obrigados e se efectua harmoniosa no seio da família e em centros de educação social. Todas as crianças vão ali aprender o essencial para decidirem a sua vida futura, conhecerem os seus talentos, e se adaptarem à vida, enquanto seres livres e enquanto seres integrados na sociedade.
Todos os seres terão conhecimentos obrigatórios:
Cultura Geral
História do Mundo
História das ideias, do pensamento e das religiões
Ética e Cidadania
Desenvolvimento físico e espiritual
A ideia de justiça vai encontrar o seu campo de excelência no Direito Natural, tendo o Direito Positivo uma percentagem pouco significativa, apenas existindo aquele que traga a essência do primeiro na medida em que se mostre necessário face à estabilidade e ordem social que, naturalmente, durante um período de tempo indeterminado serão distintas em várias zonas do globo, mas que se desejará uniformizar, do mesmo modo que a terra deverá se tornar um espaço sem quaisuqer barreiras, livre, e de todos.
Sem comentários:
Enviar um comentário