A chegada e concentração junto à entrada do Castelo de Marvão. Tudo organizado como deve ser, e tendo em conta o ambiente, a ecologia, a fauna e a flora, os "Verdes" com a colaboração de um especialista em biologia local, programaram a primeira de uma série de caminhadas na região do Parque Natural da Serra de S. Mamede - Portalegre.
Depois do café matinal que alguns ousaram ir beber entre muralhas. Aqui é Alentejo e tudo se faz serenamente e sem stress, tivemos de esperar que abrisse o café enquanto deitávamos um olhar ao que de belo se pode ver, que nos transporta a um imaginário do que ficou por ver... magnífico.
E depois foi a primeira parte da caminhada desde o Castelo, descendo pela calçada de pedra medieval até à povoação da Portagem. Como o nome indica, ali há muitos séculos se cobrava pela passagem da Ponte, estando logo ali bem ao lado, autoritária a Torre acastelada, do eventual cobrador.
Nesse tempo cobravam-se o que hoje tecnicamente se chamam taxas, utilização de moinhos, passagem de pontes. Não lembrava ao diabo cobrar pelo estancionamento das bestas, e muito menos cobrar pelo estancionamento das carroças. Outros tempos. Não havia economistas nem políticos. Era o feudalismo na sua pujante expressão.
Agora, com esta coisa da democracia, o feudalismo é bem pior.
Mas o passeio, nesta parte primeira foi alegre, despreocupado, e histórico. Vale a pena. Recomendo.
Sem comentários:
Enviar um comentário