sábado, 6 de março de 2010

Dores de barriga... depois de tantas asneiras

Governo apresenta Programa de Estabilidade e Crescimento

O Governo apresenta hoje, sábado, as medidas de austeridade para cortar o défice até 2013. Os salários dos funcionários públicos serão congelados e agora a expectativa saber se haverá cortes nos subsídios de férias e de Natal, tal como fez a Grécia. Vários especialistas como Campos e Cunha, Medina Carreira e João Salgueiro avisam que o PEC é a última oportunidade para Portugal evitar o descontrolo total nas contas do Estado.



Portugal tem de mostrar à Europa que consegue cortar o défice de 9 para 3% do PIB até 2013. Os aumentos dos salários na função pública e das reformas podem ser congelados, alguns projectos de investimento público também podem ir parar ao congelador, mas o ministro das Finanças terá de cortar muito mais e rapidamente.

É isso que está em causa na aprovação do Programa de Estabilidade e Crescimento. Um grupo de economistas do movimento cívico SEDES defende que as medidas de austeridade devem ser duras e com efeito já no próximo ano.

Num documento de reflexão, os especialistas da SEDES alertam que é urgente aumentar a poupança das famílias e o investimento das empresas e diminuir o endividamento externo. E fazem outra recomendação: "para que a dureza das medidas possa ser entendida pelos portugueses, é essencial que haja moralização das instituições e da actividade política". Cortar nos subsídios de férias e de Natal, como aconteceu na Grécia, pode ser uma solução.

Os mercados financeiros olham para os chamados "PIIGS" - Portugal, Irlanda, Itália, Grécia e Espanha. Depois da tragédia grega, Portugal terá de mostrar aos mercados que sabe usar a tesoura para cortar, como nos meados dos anos 80 quando o país foi gerido durante uns tempos pelo FMI. Com o PEC deste sábado e com o orçamento para 2011, os portugueses já sabem que vão voltar a um velho hábito: apertar o cinto, falta saber quantos furos.

Sócrates recebe em São Bento segunda-feira todos os partidos e parceiros sociais

O primeiro-ministro recebe segunda feira, em São Bento, todos os partidos com assento parlamentar e os parceiros sociais em reuniões destinadas a analisar a proposta do Governo de Programa de Estabilidade e Crescimento.

(...)

http://sic.sapo.pt/online/noticias/dinheiro/Governo+apresenta+este+sabado+o+Programa+de+Estabilidade+e+Crescimento.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário