MUNDO AO MINUTO
Novo coronavírus mata mais jovens adultos no Brasil que na Europa
A proporção de jovens adultos que morrem devido à covid-19 no Brasil é superior à maioria da Europa, principalmente entre a população mais pobre, (...), segundo dados oficiais.
No Brasil, um país com 210 milhões de habitantes cuja idade média da população é muito menor do que na Europa, 69% das pessoas que morreram de covid-19 tinham mais de 60 anos, face a 95% na Espanha ou na Itália, de acordo com os últimos relatórios oficiais.
Essa diferença é explicada, em primeiro lugar, pela pirâmide etária: apenas 13,6% dos brasileiros têm mais de 60 anos, comparado com 25% em Espanha e 28% em Itália. Mas outros fatores entram em jogo.
"Como a nossa população é mais jovem, é normal que a percentagem de mortes seja maior entre os menores de 60 anos, mas isso também se deve ao facto de esses jovens adultos respeitarem menos as medidas de confinamento", explicou Mauro Sanchez, epidemiologista da Universidade de Brasília (UnB).
A taxa de morte por coronavírus entre pessoas com idade menor do que 60 anos no Brasil, que estava em 19% no início de abril subiu para 31% nesta semana, quando o país atravessou a barreira das mil mortes diárias pela primeira vez.
(...)
Segundo estimativas do coletivo de investigadores 'Covid-19 Brasil', o país tem mais de 3,6 milhões de pessoas infetadas, contra as 310.000 oficialmente diagnisticadas, segundo o último relatório oficial do Ministério da Saúde do país.
De acordo com essas projeções, as duas faixas etárias mais contaminadas têm entre 20 e 29 anos e 30 e 39 anos, com mais de 580.000 casos cada, duas vezes mais do que as pessoas com idade entre 60 até 69 anos.
(...)
"Isso prejudica o discurso daqueles que defendem o isolamento vertical, que consiste em limitar apenas os idosos", (Julio Croda, especialista em doenças infecciosas da Universidade de Mato Grosso do Sul).
(...)
Até esta quinta-feira o Brasil registava 310.087 casos de covid-19 e 20.047 mortes provocadas pela doença.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou quase 330 mil mortos e infetou mais de cinco milhões de pessoas em 196 países e territórios....)
Sem comentários:
Enviar um comentário