quinta-feira, 16 de abril de 2020

PORTUGAL É UM DOS PAÍSES MAIS PERIGOSOS DO MUNDO NA COVID-19


"Os portugueses estão entre os povos mais afetados e em maior risco do mundo em casos confirmados de infectados de Covid-19 e mortes no mundo pelo SARS-Cov-2, considerando o tamanho da população."









Esta "Visão Factual Epidemiológica, feita por Pedro Caetano, Fármaco - epidemiologista, Oxford, Reino Unido (no Observador), veio dar consistência ao rol de dúvidas que eu neste blog tenho manifestado em relação aos dados e informações dadas aos portugueses pelas autoridades de saúde, entidades governamentais e comunicação social, sobre o COVID-19 em Portugal.


Como aquele cientista afirma, "é aterrorizador" de facto estarmos a ser bombardeados diariamente com informações que nos fazem crer que tudo está bem encaminhado e Portugal parece um oásis no meio da pandemia global, quando, em bom rigor, e de acordo com a frieza do conhecimento científico, o que se passa é exatamente o contrário.

Perante estes factos, trouxe ao meu blog parte substancial do artigo publicado no Observador, com a indicação imediatamente a seguir do site, onde devem aprofundar o teor da análise da realidade portuguesa e as críticas às informações existentes sobretudo na comunicação social.

É de todo o interesse ler esse texto, subscrever o Observador, onde, atualmente se faz o melhor jornalismo e melhor se trata a informação e as diferentes opiniões de variadíssimos especialistas em Portugal.




https://observador.pt/opiniao/visao-factual-epidemiologica-portugal-e-um-dos-paises-mais-perigosos-do-mundo-na-covid-19/?ct=t(CORONAVIRUS_2020_03_10_COPY_01)



(...). O Gráfico do final do dia de 14 de abril (fonte infra), baseado nos mesmos dados compilados na melhor faculdade de saúde pública mundial (Johns Hopkins) e inspirado pelo jornal Financial Times, normalizado pelo tamanho da população (por milhão de habitantes), mostra os seguintes factos epidemiológicos:


  • Portugal é um dos piores países do mundo em número de casos confirmados de doentes infetados com Covid-19, tendo quase 1700 casos por cada milhão de habitantes; 


  • (...)Em número de mortes por milhão de habitantes, infelizmente com cerca de 50 mortos por cada milhão de habitantes, somos também dos mais letais países por Covid-19 no mundo (...)



  • (...)



(...)


Feito este esclarecimento factual e apresentados os dados epidemiológicos acima como devem ser, estando a saúde e vida dos meus compatriotas em jogo e porque sou um farmacologista e epidemiologista (fármaco-epidemiologista) formado na Harvard University e na London School of Hygiene and Tropical Medicine, respectivamente (...)


Os portugueses estão entre os povos mais afetados e em maior risco do mundo em casos confirmados de infectados de Covid-19 e mortes no mundo pelo SARS-Cov-2, considerando o tamanho da população.



(...)


(...)


(...)


Alardeiam, erradamente face aos casos confirmados e resultados normalizados pelo tamanho da população, que a situação é muito melhor e mais bem gerida em Portugal que nos outros países, incluindo EUA e Brasil. Isto quando, factualmente, em mortes por milhão de habitantes, o primeiro destes países está só um pouco acima de Portugal (EUA com 30% mais mortes) e o segundo bastante abaixo (Brasil com 300% menos mortes).



(...)



É aterrador que os suspeitos habituais de subserviência governativa da comunicação social portuguesa, bem como as fracas autoridades de saúde do meu pais, sejam cúmplices por leviandade ou maldade, com propaganda política, não factual nem epidemiológica, pondo em risco a vida dos portugueses.
Isto dá irresponsavelmente à população um sentido de falsa segurança não baseado nos números epidemiológicos corretamente normalizados. Os cidadãos são levados a pensar, erradamente, que estão mais seguros em Portugal que na maioria dos outros países. Isto quando o nosso é um dos países do mundo mais perigosos em relação à infeção (Top 5 do mundo) e morte por Covid-19 (Top 10 no mundo inteiro).

Fonte: https://91-divoc.com/pages/covid-visualization/ consultada a 14 de Abril de 2019, 23 horas.


Pedro Caetano é MPH (Harvard), PgDip (Oxford), PgDip (London), MS (Michigan), PharmD (Ohio State), MBA (ESSEC), MBA (Mannheim), PhD (Michigan); Ex-Professor de Farmacologia e Epidemiologia na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa: Atual Director Global da Industria Farmacêutica baseado no condado de Oxford, Reino Unido.

Sem comentários:

Enviar um comentário