CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
DA MINISTRA DA SAÚDE
ACTUALIZAÇÃO
DOS CASOS DE COVID-19
EXPLICAÇÕES SOBRE OS DADOS DIVULGADOS PELA DGS
Como previ, algo veio a lume nos noticiários da 1 da tarde. Não só o apuramento da situação com actualização dos dados sobre a pandemia de coronavírus. Mas, e ponto de primordial importância, a explicação sobre os dados, o que são, como são feitos, que nem sempre são exatamente o que é, e provavelmente nunca é.
A complexidade da explicação seguramente desinteressou a grande parte dos portugueses. Mas ficou a ideia que de facto, olhar o mapa esperando ter frente aos olhos a verdade em Portugal num certo momento é uma coisa que pode ou não pode estar certa, com grandes probabilidades de não estar.
Enfim, ouvi falar em segredo das estatísticas como uma coisa que pusesse em caso a segurança do estado. Não imagino como se vai confrontar esse segredo com o direito à informação. Coisas de doutos e de leis que não cabe aqui, nem posso tentar, compreender.
Percebi que tudo é labitíntico. E a confusão em torno dos confirmados que podem ser, testados várias vezes, e depois não coincide a bota com a perdigota. Honestamente, foi areia demais para a minha camioneta.
Mas que aqui há gato, ele há. Tanto que Sua Excelência dedicou boa parte da sua conferência a tentar explicar algo que a maioria já tinha percebido não andar claramente bem, com rigor; os dados facultados diariamente ao portugueses.
Mais uma razão para questionar o crédito que tem ou não - em rigor - visualizar o mapa acreditando conhecer a realidade do COVID-19, no nosso país e numa certa data ou momento.
Para mim, depois das suspeitas que já havia apontado há alguns dias, e que outros não terão percebido também, razão bastante para esta tentativa atabalhoada da Senhora Ministra para explicar tudo de uma vez, acho que o mapa vai nos dar uma ideia da situação.
Mas, dificilmente o mapa pode ter prémio. É como o euromilhões.
Vamos pois aos dados disponibilizados:
PANDEMIA
DE CORONAVIRUS COVID-19
em PORTUGAL
Dados actualizados; DGS HOJE, 10.ABRIL
CASOS DE CORONAVIRUS:
15.987
MORTES:
470
RECUPERADOS:
266
A AGUARDAR RESULTADOS:
3.961
EM VIGILÂNCIA:
25.432
EM INTERNAMENTO:
1.175
NOS CUIDADOS INTENSIVOS:
233
Sem comentários:
Enviar um comentário