sábado, 24 de dezembro de 2022

FELIZ NATAL

 Merry Christmas

Joyeux noël

Frohe Weihnachten

Feliz navidad

Wesołych Świąt

Vrolijk kerstfeest

聖誕節快樂

Buon Natale





Mais um Natal nas nossas vidas. Parece mas ele nunca é igual. Os nossos desejos de paz, alegria, saúde, sucesso e amor continuam presentes, mesmo que por vezes pareçam mitigados, ocultos, cansados. Isto do Natal vai mudando do mesmo jeito que nós também mudamos. Cresce e encolhe, expande e contrai. Para mim, Natal tem mais de passado que de futuro. Relembro aquelas corridas, e saltos tresloucados aquando da saída aos campos em busca de musgo para o presépio, com figurinhas de barro pintadas onde o burrinho e a vaquinha se apresentavam pertinho, bem perto, para naquela noite de frio, aquecerem o nascido Jesus. a árvore de Natal? As bolas brilhantes, todo aquele arrazoada de fios coloridos e estrelinhas e prendinhas penduradas. Acredito que perdemos a inocência no desastroso momento em que percebemos que o Pai Natal é um logro, um engano, mas mantemos sempre por algum tempo mais essa fé, que enquanto ele existir vai haver na chaminé as tais prendas com que andamos nervosos e ansiosos imaginando que vamos ter.

Há muitos natais, do mesmo modo que há muita gente que o vê de modo distinto e muitos que são obrigados a o celebrar em situações bem diversas. Há o Natal das crianças e dos adultos, e dos idosos. Há o Natal em tempo de abundância e aquele que não deixa de aparecer no meio da miséria e da tristeza. Há o Natal do amor e o da paz enquanto em alguns lugares da terra nesses mesmos momentos vive gente acossada, angustiada, temerosa no meio da violência e da guerra. 

Só entendo Natal como um tempo de reflexão, de amor e de paz. Deixemos para as crianças essa contagiante alegria de tanta emoção no reencontro dos familiares, nos doces e bolos, nas prendas e nos folguedos. 

Tenho cada vez mais dificuldade em aceitar o Natal como uma festa mundana, chiquérrima, com glamour, onde gente à maneira do tempo, aparece como se caminhassem em passerelles, mostrando êxitos e pujanças, belezas sempre efémeras e sorrisos desenhados. As redes sociais, as revistas, as televisões não deixam de propagandear esse merecido exclusivo de apenas alguns muito poucos. Frívolo, apequena o mundo, as gentes a morrer de fome, as pessoas que vivem entre o rebentamento de bombas, as crianças sem pais, os idosos esquecidos, tudo aprimorado no meio de músicas que nos elevam aos céus, das mais cândidas canções de natal. 

Sem comentários:

Enviar um comentário