quarta-feira, 11 de abril de 2018

FALAR DE AMOR É FALAR DE SER FELIZ


 O amor 

 é a capacidade de descobrir no outro 

 o que ele ainda não viu que tem 



 O Segredo



 

O amor é a capacidade de descobrir no outro o que ele ainda não viu que tem. É como se você tivesse uma grande propriedade e não tivesse a capacidade de andar por ela para demarcá-la, e não a conhece na totalidade. Mas aos poucos vai sendo dono daquilo que já é seu.
‘O desafio de ser pessoa’. O termo ‘pessoa’ sempre foi muito usado, principalmente pelos gregos. ‘Pessoa’, no contexto grego, significa a máscara que o ator usava para interpretar no teatro.
Eu tenho que ser eu. Uma pessoa só pode ser pessoa, se ela é dona de si. Nós temos que tomar posse do que somos.
Quantas coisas você possui e ainda não tomou posse?
O amor é a capacidade de descobrir no outro o que ele ainda não viu que tem. É como se você tivesse uma grande propriedade e não tivesse a capacidade de andar por ela para demarcá-la, e não a conhece na totalidade. Mas aos poucos vai sendo dono daquilo que já é seu.
Ser pessoa é ser dono de si mesmo, e saber lidar com seu jeito de ser, de amar, de sentir, de pensar, de ter suas limitações e saber o que você pode. Quantas vezes você se dispôs a ser o que não era, dizendo ‘sim’ onde era para dizer ‘não’?

Você não teve consciência do que não podia. É o que Jesus sempre fez com as pessoas. Fazendo-as tomarem posse do próprio território, de si mesmas. ‘Eu sou dono de mim e não abro mão’.







Quem é o ‘prefeito’ de sua ‘cidade’? Tenha coragem de dizer aos inimigos: ‘Aqui nesta cidade tem um prefeito (eu), e aqui não tem lugar para os bandidos. Eu não abro mão do meu território’. E é aqui que Deus trabalha em nós para celebrar a Eucaristia, é para Deus que nos entregamos de novo. Eu sou pessoa e me recebo de Deus o tempo todo. E Ele diz:
“Cuide do que você é. Você não tem o direito de deixar que as pessoas o roubem”. E tem pessoas que o ‘devolvem’. A experiência com Deus sempre diz: “Eu lhe devolvo”.
Não tenha preguiça de conhecer seu ‘território’ e saber quem você é realmente. O total desconhecimento de si, não pode acontecer.

A pessoa que não é ‘pessoa’, não tem assunto e sabe tudo o que acontece na vida do outro, mas não sabe de si mesma.

As pessoas que vivem preocupadas com as novelas da vida, desgastam-se com pessoas que nem conhecem. Não é fácil compreender o território humano. Investigar-se e conhecer o ‘porquê’ de algumas reações, o ‘porquê’ aquela raiva foi tão grande naquela hora, o ‘porquê’ eu explodi com aquela pessoa é descobrir o ‘porque’ do afeto que tenho dentro de mim.







Você deixa de ser explosivos demais quando toma posse do que é. Tudo isso porque você está em processo de construção. Deveríamos estar com placas dizendo: ‘Estamos em obra, cuidado!’ É o seu processo de ‘feitura’ de ser pessoa.
‘Não tenha preguiça de conhecer seu ‘território’ e saber quem você é realmente’. Enquanto você viver haverá partes deste ‘território’ para conhecer. Tantas coisas nos foram entregues, mas se elas não vêm à tona, e nem as investigarmos, tudo o que temos dentro de nós fica sem uso.
Quanta coisa preciosa você tem dentro de si e não sabe porque fica só na superficialidade do conhecimento de si?

Quando é que você sabe que uma pessoa se ama? Você só sabe que ela se ama quando ela se cuida, quando tem disciplina.

Que você não morra com seus valores ‘engavetados’, pois Deus lhe dá talentos para que os use, e não para deixar guardados.
‘Eu sou um dom de Deus’. Todos os dias há alguma coisa para você ir atrás e descobrir. Você se recebe de Deus, Ele que me deu esta obra todos os dias. Temos que ser bons naquilo que fazemos, para nos colocarmos a serviço dos que necessitam.
Uma pessoa só é pessoa quando se disponibiliza aos outros. Aquilo que recebo de Deus coloco à disposição dos outros. E nisso temos a integração de uma personalidade saudável. Ser pessoa não é só contemplar o que sou e tenho de melhor, mas ser pessoa é descobrir e cultivar o que tenho de melhor para que outros sejam beneficiados. Como Jesus fazia o tempo todo em sua capacidade de se doar e ensinar, é preciso se doar também. É necessário tomar cuidado para outra pessoa não tomar posse do que você é, pois, a partir daí, você não terá mais domínio sobre o que é seu.
Se não sou capaz de tomar conta de mim, perco meus talentos e não me possuo mais. Quantas vezes você foi machucado nesta vida e pessoas o roubaram? Quando não me possuo, tenho dificuldade de ser para o outro, e corro o risco de não ser o que devo ser.
Estabeleça o seu limite. Seja firme!



Padre Fabio de Melo


Sem comentários:

Enviar um comentário