sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

VIVER ASSIM NÃO VALE A PENA







OS MOMENTOS DE CONTRAÇÃO IMPEDEM-NOS DE LIMITAR A NOSSA ACÇÃO...


...AO QUE DEVE SER




Hoje, o tão desejado acordo na frente leste, escorregou-me nas mãos, fugiu-me entre os dedos, e o que deveria ter sido uma acção diplomática para colocar um termo em mal entendidos e de certo modo perdoar questionáveis e duvidosos procedimentos, banalizou-se numa mísera aceitação de um acto administrativo "stricto sensu", sem glória, sem honra, sem colocar termos a nada, nem atenuar sinais de cumplicidade, e que pelo contrário me levanta novas dúvidas, - difíceis de admitir - quando uma nova frente a sul, entra no processo contradizendo uma verdade que tenho por absoluta e me cerceou a possibilidade de reivindicar direitos mais amplos e justos.

Vou tomar providências e colocar a frente sul sob suspeita e vou denunciar a prática de possíveis ilegalidades graves, que violaram a verdade, mostraram que o carácter e a honra anda muito por baixo, e o medo de gente cobarde vende gente pequena com medo da asneira que comete. E, depois, tenta-se lavar a cara, não assumindo,  dando o dito por não dito. O responsável da frente sul será visitado por mim na próxima semana e, ou assume a teimosia estúpida que praticou, e me penaliza, e tenta me descredibilizar, e assume os seus actos como deve acontecer com "homens de carácter e palavra" ou o indicarei como suspeito de fraude, comportamento ilícito, e desse comportamento darei parte ao Ministério Público do Tribunal de Portalegre.

Foi um dia para esquecer. Enfim, não se pode vencer sempre, mas também tudo o que poderia ter hoje o seu termo, vai perdurar embrulhado nas vicissitudes que envolvem as criminosas e vis acções e comportamentos, abusivos de um poder sujo, e que ameaça a confiança das pessoas, da famigerada e demoníaca frente oeste.

Tudo, infelizmente, e contra a minha vontade e ideia de acordar soluções, que fossem benéficas para todos e afastassem o mal, hoje saiu mal.

Ele há dias assim. A guerra é composta de batalhas e esta decididamente perdi. Estava num mau dia, sentia-me incapaz de procurar diálogos, ou confrontar ideias, e curvei-me, caí, e fiquei sujo na lama que coloquei na minha consciência.

Como se pode dizer na gíria popular, hoje vendi-me a  preços de  saldo.

Acredito, ainda, no meu instinto nato de sobrevivência, que aprendi na turbulência de uma vida cheia de tumultos em que tive de lutar sempre, e as guerras nunca se decidem quando um dos lados tomba. A guerra só termina, quando o guerreiro que está caído na lama, e que nem assim é seguro que tenha perdido a sua grandeza - o que é grande permanece grande - não se levanta mais.

E, todos sabem que o guerreiro vai levantar-se...

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

CANALHA É O SER QUE SE JULGA HUMANO...


...QUE ATÉ PARECE GENTE,
MAS É INCAPAZ DE ENTENDER
A INFINITA MARAVILHA DO MUNDO
A PERFEIÇÃO DIVINA DO UNIVERSO
E A POTÊNCIA INCANDESCENTE DO AMOR

IGNORANTE LEVA A EXISTÊNCIA,
POIS EFECTIVAMENTE NÃO VIVE
NEM POSSUI ENTENDIMENTO  DA VIDA,
A BELISCAR A SUBLIME OBRA DE ARTE
O AMOR, A PERFEIÇÃO E A ENERGIA
O HOMEM E TUDO O QUE O ENVOLVE
QUE UM DEUS MAIOR CRIOU,
COMO MOLDURA DA FELICIDADE

TRAGICAMENTE EXISTEM CANALHAS
IRRESPONSAVELMENTE DESAFIANDO
UM EQUILIBRIO QUE DEVIA SER ETERNO

A ARTE NÃO É PARA BRUTOS
E O INFERNO TEM LUGARES VAGOS




O NOSSO MUNDO
É DEMASIADO BELO
PARA TANTA
CEGUEIRA MENTAL...




MEU NOME É AMOR














QUEM SOU EU?




Meu nome: é  AMOR

Meu endereço: teu coração


Minha idade: uma vida inteira pra te amar


Data de nascimento: o dia que te conheci


Minha profissão: te amar


Minha estrada: teu corpo


Minha sorte: ter te conhecido


Minha luz: teus olhos


Meu desespero: ficar longe de ti


Minha vontade: nunca sair do seu lado


Meu pensamento: chegar ate você


Cheiro mais gostoso: tua pele


Uma musica: tua voz


Meu desejo: te ter


Minha morte: quando você não me querer mais


Um nome: o seu


Uma recordação: o teu sorriso


Uma tristeza: teu desprezo


Um carinho: teu beijo


Uma verdade: Eu Te Amoooo!!!!


Uma realidade: eu não vivo sem você


Um sonho: ter você ao meu lado


Uma duvida: será que você sempre vai me amar???


Um pesadelo: te perder


Minha vida: pensar em você...

CONVERSAS AO LUAR





- Ó TINO, É VERDADE QUE PERDOASTE ÀQUELA CANALHA?

- PERDOEI JOKA, E COMO LHES DISSE NÃO LHES GUARDO RANCORES NEM ÓDIOS, DE CERTO MODO ATÉ OS AMO, SÓ ME DÃO-ME PENA, A PEQUENEZ HUMANA FAZ HOMENS BEM PIORES QUE NÓS.

- Ó TINO, ASSIM ELES LIVRAM-SE DE DAR CONTAS À LEI E CONTINUAM A TRAMAR A VIDA DE GENTE DÉBIL.

- JOKA, TENS QUE PERCEBER AS COISAS. OS HUMANOS PODIAM VIVER FELIZES E DAREM-SE BEM UNS COM OS OUTROS MAS TÊM UM PROBLEMA EXISTENCIAL ÚNICO, QUE NÓS IRRACIONAIS NUNCA TIVEMOS, ELES NASCERAM VAZIOS E LEVARAM IMENSO TEMPO SEM SEREM CAPAZES DE SE CUIDAR. TIVERAM QUE SER ENSINADOS, E ISSO LEVOU MUITO TEMPO, E POR MUITA GENTE, E ISSO CRIOU NELES FENÓMENOS QUE OS ATORMENTAM E QUE OS FAZEM VIVER EM PERMANENTE REVOLTA...

- ELES SÃO REVOLTADOS TINO? MAS TÊM TUDO, BOAS CASAS, COMIDA, ROUPAS. e NÃO SÃO AMIGOS UNS DOS OUTROS, NEM BRICAM COMO NÓS?

- JOKA, ELES APARENTEMENTE SÃO SUPERIORES, MAS ESTÃO MINADOS DE COMPLEXOS DE INFERIORIDADE, O QUE OS AFASTA UNS DOS OUTROS. UNS QUEREM PODER, OUTROS SÃO VAIDOSOS, OUTROS QUEREM FAZER MAL AOS MAIS PEQUENOS, E MUITOS VIVEM LUTANDO PARA TENTAR VIVER EM PAZ.

- E VAIS DEIXAR ESSES RUINS CONTINUAREM A FAZER MAL AOS OUTROS. OS AMAS? LHES PERDOAS? ISSO É MAU PARA AS VÍTIMAS. ESTÁS DO LADO DOS CRIMINOSOS E ABANDONAS OS QUE PRECISAM...

- NÃO JOKA, EU PERDOEI POIS SOU COMO TU UM ANIMAL QUE NÃO POSSO TER SENTIMENTOS NEGATIVOS E DESEJO QUE TUDO ESTEJA BEM EM TODO O LUGAR. MAS VOU CONTINUAR LUTANDO PELO BEM ESTAR DOS MAIS CARENTES E SÓ DEIXAREI DE LUTAR QUANDO VIR ESSES DOENTES CASTIGADOS.

- ENTENDO TINO. E VOU DIZER-TE UM SEGREDO, SINTO ORGULHO DE SER GATO. SOMOS MAIS FELIZES E TIRANDO OS RATOS A PAZ ENTRE NÓS SÓ SE INTERROMPE PARA UMA BRINCADEIRA MAIS DANADA.

- ISSO MESMO, JOKA, SOMOS DANADINHOS, SOMOS GATOS, MAS NÃO NOS ANDAMOS A MATAR COMO OS HOMENS.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

PENSAMENTOS FILOSÓFICOS - Descartes


Pensamentos de René Descartes





Daria tudo que sei pela metade do que ignoro.

Mas o que sou eu então? Uma coisa que pensa. E o que é uma coisa que pensa?

Só um ser perfeito pode dar a um individuo imperfeito a ideia dele mesmo.

Penso, logo existo.










As ideias
Desse jeito, Descartes mostrou que a mente é composta por ideias, que ter uma ideia é pensar sobre algo, ou seja, existir. O filósofo argumentava que “As ideias são em mim como quadros ou imagens”. Ele identificou três tipos de ideias:
-as ideias inatas, que não precisam de uma experiência anterior, mas se encontram na pessoa desde o momento de seu nascimento, como as ideias de infinito e perfeição;
-as ideias adventícias, que formamos a partir de nossa experiência e que dependem de nosso modo de sentir o mundo ao nosso redor sensível, podendo levar ao engano ou à dúvida (cada um sente de uma maneira diferente);
-e as ideias factícias, que formamos em nossa mente a partir dos elementos de nossa experiência, como por exemplo a ideia de seres fantásticos que aprendemos nas histórias.
O raciocínio cartesiano, com base nesses diferentes tipos de  ideias pode ser explicado a partir da concepção da existência de Deus, que funciona como a garantia do conhecimento do mundo.
O filósofo aponta que:

“Esse raciocínio parte do reconhecimento da ideia de Deus como um ser perfeito em minha mente, mostrando que essa ideia só pode acontecer porque eu sei que Deus é o símbolo da perfeição, já que não somos perfeitos. Isso, portanto, é uma ideia inata, colocada em mim por Deus, possuindo clareza e distinção, como uma ‘marca do artista’ impressa em sua obra”.

APENAS RECONHEÇO UMA IMPOSSIBILIDADE: PERDER