quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

O elogio das loucuras... à portuguesa, só podia

Cavaco explica distinção a Santana

Presidente da República disse estar a cumprir "um acto de justiça" por "dever e tradição"
ANA PAULA CORREIA
“Cavaco Silva justificou-se e Santana Lopes agradeceu. Foi assim, ontem, terça-feira, no Palácio de Belém, na breve cerimónia de atribuição da Grã-Cruz da Ordem de Cristo ao antigo primeiro-ministro, a que assistiram membros do seu Governo, além da líder social-democrata.

Além de Santana Lopes, foram agraciados com a Grã-Cruz da Ordem do Infante Dom Henrique o antigo presidente do Supremo Tribunal Administrativo, Santos Serra, e os antigos presidentes da Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Madruga da Costa e Manuel Menezes. Todos já afastados de cargos políticos. Foi essa a circunstância que esteve na base da explicação dada pelo presidente para atribuir as condecorações, "por dever e tradição". Santana era o único ex-primeiro-ministro que ainda não tinha sido condecorado.

"Cumpre a regra que sempre foi seguida de atribuir as condecorações depois de terminado o exercício das funções de que foram titulares e quando já não exercem quaisquer funções políticas de destaque, como as de deputado ou dirigente partidário". Santana só deixou de ser deputado em Outubro passado.

Antes, Cavaco Silva disse estar a cumprir " um acto de justiça em relação a portugueses que serviram o país nos mais altos cargos".
No agradecimento, o homem que chefiou o Governo apenas seis meses não esqueceu quem o acompanhou nessa experiência.
"Queria expressar o meu sentimento de partilha desta distinção com aqueles que serviram comigo no Governo". E, perante os seus ex-ministros, como Paulo Portas, Bagão Félix, Aguiar-Branco, Gomes da Silva ou António Mexia, fez questão de lembrar, "como se diz no juramento de posse", o cumprimento "com lealdade das funções que nos foram confiadas".

E não faltou a nota pessoal: "É uma honra receber esta distinção das mãos de Vossa Excelência".
in Jornal de Noticias, 20 de Janeiro de 2010

Sem comentários:

Enviar um comentário