sábado, 1 de agosto de 2020

DESCARRILOU UM COMBOIO ALFA PENDULAR ONTEM EM SOURE. COMO É POSSÍVEL?
















De acordo com o último balanço do Comando Distrital de Operações de Coimbra (CDOS), às 20h10, de sexta-feira, o descarrilamento do comboio Alfa Pendular, em Soure, fez dois mortos e 43 feridos, sete dos quais em estado grave.

O especialista em ferrovia Manuel Tão considerou hoje que a sobreposição de dois sistemas de segurança e de regulamentação no mesmo troço, ao mesmo tempo, poderá ter sido a causa do acidente com o comboio Alfa Pendular, em Soure.

"Se de facto estamos perante uma situação dessas, estamos perante uma bizarria", salientou à agência Lusa o especialista.

O especialista em Transportes e Vias de Comunicação Luís Cabral da Silva considerou hoje que o acidente com o comboio Alfa Pendular, em Soure, que vitimou duas pessoas, foi "criminosamente grave" e "inexplicável".

Segundo aquele especialista existem "várias questões técnicas que falharam e que motivaram este acidente".

"Em rigor, o comboio não deveria lá chegar por causa do controle de velocidade. Pelos vistos chegou e bateu. Não se programa a viagem de um comboio pendular por uma linha que tem lá trabalhos de manutenção. Isto não entra na cabeça de ninguém", criticou.

O especialista questionou ainda o facto de o sinal da linha não estar fechado e de não ter existido "qualquer comunicação" sobre a presença da máquina no local.

"Quem é que a mandou para lá? Acho que isto não se deve fazer durante o dia. Tudo isto aponta para uma grande incompetência criminosa da Infraestruturas de Portugal", sublinhou.














Sem comentários:

Enviar um comentário